Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Festa de Réveillon na Avenida Paulista e na Represa de Guarapiranga


Este ano, a cidade de São Paulo registrará comemorações de Réveillon na Avenida Paulista e na Represa de Guarapiranga.

Uma série de shows deve agradar os mais diversos participantes, com estilos musicais que trarão boas vibrações ao ano que começa.

Festa Réveillon na Avenida Paulista

 O tradicional Réveillon da Avenida Paulista comemora sua 15ª edição no dia 31 de dezembro e celebra os 120 anos da avenida mais famosa de São Paulo. Realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), com produção da Playcorp e o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, o evento marcará a virada do ano, tendo início marcado para às 20h do dia 31 de dezembro e término às 2h30 do dia 1º de janeiro de 2012. Mais de 2 milhões de pessoas são esperados para o evento.

Torres gigantes de LED formando o skyline da Paulista e prédios da avenida iluminados com superprojeções coloridas constituirão parte do cenário da festa que, com o comando do ator Luigi Baricelli, visa agradar aos diferentes gostos musicais, trazendo ao palco nomes como Jota Quest, Ultrage a Rigor, Restart, Roberta Miranda, Rio Negro e Solimões, KLB e, como convidado especial, o maestro João Carlos Martins com a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP e a bateria da Vai-Vai, campeã do carnaval paulistano deste ano.

Para encerrar a festa, um show de fogos de artifícios acompanhará o maestro João Carlos, que irá reger o Hino Nacional executado com os variados instrumentos, representando a diversidade regional do Brasil: a São Paulo antiga, com o piano; pampas gaúchos, subindo ao Pantanal Matogrossense; chega às modinhas mineiras, parte à grandiosidade amazônica; toca o frevo pernambucano, chega à Bahia e termina o show com o Carnaval carioca.

Buscando maior conforto e praticidade aos visitantes, o metrô funcionará durante toda a realização do Réveillon na Paulista, que contará ainda com áreas especiais para cadeirantes, serviços de crédito e débito em quiosques, mais de 450 banheiros químicos espalhados pela avenida e 2.900 policiais.

Festa na Guarapiranga

Pelo segundo ano consecutivo, será realizada a Festa de Réveillon da Represa de Guarapiranga – uma realização da Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), em parceria com a Sabesp. O show da Virada contará com seis atrações musicais de estilos variados e terá entrada franca.

A atriz Adriana Colin será, pela segunda vez, a mestre de cerimônias da noite. Padre Marcelo Rossi abrirá a festa às 19h do dia 31 de dezembro. Depois, sobem ao palco Josy de Oliveira, Patrícia Lima, Banda Live Rock e Marcos e Belutti. E os Filhos de Olodum encerrarão a festa por volta das 2h do dia 1º de janeiro. Na sua primeira edição, em 2011, o evento atraiu mais de 20 mil pessoas.

O Réveillon da Guarapiranga será realizado no mesmo local onde está localizada a Árvore de Natal da região, com 54 metros de altura. Durante a festa, o pinheiro permanecerá iluminado.

Réveillon da Avenida Paulista
Data: 31 de dezembro
Horário: das 20h às 2h30
Local: Avenida Paulista, entre a Rua Frei Caneca e Alameda Ministro Rocha Azevedo – próximo à estação Consolação de metrô
Grátis
Site:  http://www.capital.sp.gov.br/portalpmsp 

Réveillon na Guarapiranga
Data: 31 de dezembro
Horário: a partir das 19 horas
Local: Avenida Atlântica, 2.800 (antiga da Av. Robert Kennedy), em frente à Praça Nicolau Aranha.
Grátis

OBS.: Não será permitido entrar com objetos perfurantes ou cortantes. Haverá revista preventiva no local.

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)