Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Carnaval Guarulhos 2012


É muito bom ver acontecer o Desfile de Escolas de Samba em Guarulhos. Assistir a reconstrução das Agremiações após um abandono de muitos anos. Esperamos que ano após ano, as Escolas de Samba de Guarulhos se fortaleçam cada vez mais, e proporcionem grandes carnavais de rua para a alegria dos foliões.

No entanto, quero chamar atenção para os Fóruns de Cultura que estão acontecendo na Cidade de Guarulhos. Na realidade um termômetro, uma preliminar da III Conferência de Cultura da Cidade, obedecendo-se as proporções.

No último dia 09/02/2012 vários músicos locais estiveram no Fórum sobre Música realizado no Conservatório Municipal. O que chama atenção é o fato da maioria estar descontente com a política atual de nossa Secretaria de Cultura. São vários os motivos, como o baixo orçamento destinado a pasta, os valores de cachê pagos aos artistas locais, a demora no pagamento destes cachês após as respectivas apresentações, a preferência por artistas não locais, mesmo em face dos equipamentos hoje existentes na cidade, a insistência da administração pública preferir artistas ramificados em outras regiões em detrimento do artista municipal, a falta de uma política de inclusão, etc..

Bom, neste dia 09/02/2012 circulou anuncio da PMG em jornal local sobre o Carnaval Guarulhos 2012. Na programação consta a abertura do Carnaval no dia 11/02, os Desfiles de Carnaval de Rua nos dia 19,20 e 21/02/2012. Consta também da programação 07 Shows durante o Carnaval, cada Show contará com 03 (três) Grupos de Samba/Pagode, totalizando 21 grupos. Destes somente um grupo apresenta relação com Guarulhos.

Pelo visto a política atual não tem interesse em estar mudando seu roteiro, e mais uma vez não está prestigiando os artistas da cidade. Também me pergunto sobre a relação do evento com a Cultura Popular, uma vez que o Samba é o seu maior representante, um patrimônio cultural da humanidade. Em São Paulo contamos com aproximadamente 80 Comunidades de Samba Raiz, em Guarulhos contamos com pelo menos 05 Comunidades atuantes e que também realizam algum tipo de trabalho social em suas respectivas regiões. Essas Comunidades apresentam a história do Samba, interpretando compositores consagrados que desenvolveram o gênero em nosso país e também o surgimento e crescimento das Escolas de Samba. Fica difícil entender como não temos representação no Carnaval de nossa cidade.

Do jeito que a coisa anda, imagino no futuro realizarmos um Carnaval de Rua e para tanto contratarmos Escolas de Sambas de outros municípios, e somente uma agremiação da cidade para o evento.

Carlos J F Neto

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)