Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012 - São Paulo- X-9 Paulistana


Desfile Grupo Especial Carnaval São Paulo 2012 - Sexta-Feira, 17 de fevereiro. 

Sexta 17 de Fevereiro
01:10 horas - X-9 Paulistana
Local:- Sambódromo Anhembi

Terceira agremiação a desfilar na sexta-feira (18), primeira noite de apresentações do carnaval de São Paulo no Anhembi, a X-9 Paulistana vai desbravar o interior do país por meio dos 20 anos da história do Rally dos Sertões. A ideia é enaltecer as belezas e riquezas naturais do coração do Brasil.

"Comemorando os 20 anos do Rally dos Sertões, a X-9 Paulistana vai mostrar um rali pela avenida. Vamos mostrar as belezas do Brasil, seu povo, sua gente, seu folclore, através de um grande rali", explica o carnavalesco Rodrigo Cadete.

Na primeira alegoria foi construída uma máquina que convida e leva os espectadores para uma viagem ao sertão brasileiro. O segundo carro traz as belezas naturais do Brasil. O povo sertanejo será representado no terceiro. A quarta alegoria mostra o folclore do sertão.

Para encerrar o desfile, o último carro alegórico homenageia os 20 anos do Rally dos Sertões. Pilotos que participaram das últimas edições do rali estarão no Anhembi. Entre eles, Helena Soares, de 30 anos, conhecida como a musa dos ralis.
Inspirado por todas as cidades que um dia já abrigaram o Rally dos Sertões, o desfile da escola também busca explorar os momentos que vão além da corrida. O artesanato regional também estará muito presente nos carros, em trabalhos manuais e representações muito coloridas.



“Trazendo Para os Braços do Povo, o Coração do Brasil... A X-9 num Grande Rally Desbrava os Sertões Dessa Gente Varonil”
Compositores: André Nova União, Aquiles da Vila, Marquinhos Boldrini, Mauricio Paiva, Raphael, Rig e Santos

Sou X-9 guerreira, levanto a bandeira
Dessa gente varonil
Trazendo pros braços do povo
O coração do Brasil

No ar, o cheiro da arte
Herança moderna, é cultura popular
Meu Rally desbravando os sertões
Rumo á "terras sagradas"
Progresso, aventura e emoções
Lá vou eu nessa jornada
Brasil, abençoado pelo astro-rei cenário de contrastes e magia
Reluz o verde das matas
No céu, lindas serenatas
A fauna e a flora em harmonia
Salve o nosso chão de cada dia

Sou mestiço, brasileiro
Sertanejo, sim senhor!
Ao som da viola te faço sambar

Meu amor!

Festeiro esse povo canta e agiganta o meu país
Tem bumba-meu-boi, bumbá
Tem festa de reis, obá
É tão divino o meu maracatu

Poeira, Poeira

Nessa viagem, diversas linguagens
Folclore e tradições
Brasil solidário, missão social
O meio ambiente é fundamental

Chegou a hora da largada
Além do horizonte encontrar
A consagração e o orgulho de ser campeão

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)