Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Karine Telles - Flor do Samba


Repertório com músicas assinadas por Consuelo de Paula, Carlin de Almeida, Luiz Dillah, Luiz Salgado, Rodrigo Santiago, Sueli Telles, Virgílio Azevedo, além da própria Karine. A cantora também acrescentou ao repertório, dois sambas inéditos do Mestre Eduardo Gudin “Tempo de Espera” em parceria com Paulo César Pinheiro, “Porque Razão”, composição em parceria com Toquinho. Karine Telles (voz), Luizinho 7 Cordas (violão 7 cordas), Flávio Telles (violão), André Amorim (cavaco), João Poleto (sopros), Ricardo Valverde e Douglas Alonso (percussão).

Parte de uma nova geração de talentos da música brasileira, a mineira Karine Telles é dona de seus encantos, compositora e cantora de inconfundíveis recursos vocais, ela vem se despontando como uma das revelações do samba de Minas. Bem acostumada ao mundo da música desde cedo, nos eventos familiares e na banda da igreja que freqüentava, ela sempre gostou de cantar. Fez aulas de violão e canto mas só assumiu de vez o canto aos 20 anos. As canções de seu repertório foram escolhidas numa pesquisa que realizou ao ouvir sambas de compositores da nova geração e de velhos mestres por quem nutre profunda reverência. Em seu álbum de estréia, previsto para dezembro de 2011, contará com a produção musical do grande violonista Luizinho 7 Cordas e com composições próprias em parceria com o compositor e músico Rodrigo Santiago, composições de Virgílio Azevedo, Sueli Telles, Luís Dillah, Pacheco, Badyynho, Luiz Salgado, Consuelo de Paula, Carlin de Almeida, Mauro Mendes e de outros bambas também nascidos ou residentes em Minas Gerais. Com o grupo Flor do Samba, ela desabrochou-se musicalmente. http://www.myspace.com/karinetelles


O que:- Flor do Samba
Quem:- Karine Telles
Quando:- Dia 25 de Abril (quarta)
Horário:- às 20h30 (Auditório)
Onde:- SESC Pinheiros
End:- Rua Paes Leme, 195 (Pinheiros) 
Tel:             (11) 3095-9400      
Preço na Bilheteria: de R$ 4,00 a R$ 16,00
Não é permitida a entrada após o início do espetáculo. Ingressos à venda na rede INGRESSOSESC, a partir de 30/03 às 14h.
Duração: 70 min./Recomendação: Livre

Assista vídeo

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)