Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dia Internacional da Animação 2012


27 SÁBADO E 28 DOMINGO

CENTRO CULTURAL JOÃO CAVALHEIRO SALEM /  TEATRO NELSON RODRIGUES

Pelo oitavo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra simultânea e gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais. haverá exibições em centenas de cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Guarulhos participará este ano pela primeira vez. Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro, como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira.

Mais informações acesse www.diadanimacao.com.br

O que:- Dia Internacional da Animação
Quando:- 27/10/12 (Sábado) e 28/10/2012 (Domingo)
Onde:- CENTRO CULTURAL JOÃO CAVALHEIRO SALEM /  TEATRO NELSON RODRIGUES
ENDREÇO: Rua dos Coqueiros, 74 – Lago dos Patos – Vila Galvão.
ENTRADA FRANCA.
Confira a Programação abaixo.
  
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia :- 27/10/2012 sábado
Horário:- 14h
O que:- Oficina de Animação em Stop Motion

Oficina voltada para o público infantil, onde serão abordados os conceitos básicos para produção de filmes de animação utilizando a técnica stop motion, que é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, foto por foto, entre uma foto e outra, o animador muda um pouco a posição dos objetos, depois vendo as fotos em sequência  temos a ilusão de que os objetos adquirem “vida”. Esta técnica é a mesma utilizada nos primeiros desenhos animados e filmes com bonecos de massinha.  Esta oficina faz parte da atividade paralela do Dia Internacional da Animação que acontece no dia 28 de outubro. A oficina não precisa de prévia inscrição, e a criança deve estar acompanhada pelos pais ou responsável. Se possível levar câmera fotográfica. Orientação: André Okuma.

Dia:- 27/10/2012 sábado
Horário:- 16h
O que:- Dia Internacional da Animação – Mostra Infantil

Exibição de Curtas-metragens de animação voltados para o público infantil. Confira a lista dos filmes que serão exibidos no link

indicação etária: Livre

Dia:- 28 /10/2012 domingo
Horário:- 19h
O que:- Dia Internacional da Animação – Mostra OFICIAL

Exibição de Curtas-metragens de animação nacionais e internacionais selecionados para a mostra de 2012. Confira a lista dos filmes que serão exibidos nos links

Seleção da Mostra Nacional
indicação etária 14 anos

Seleção da Mostra Internacional
indicação etária 16 anos

O evento no mundo

Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação! Foi nesta data que, em 1892 que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2012 o Dia Internacional da Animação está em sua 11ª edição sendo realizado em 30 países.

Para maiores informações sobre a comemoração deste dia nos países ligados a ASIFA acesse: http://www.asifa.net

No Brasil
Em sua 9ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 200 cidades do país, a realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil. O DIA conta com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. Além das exibições da mostra oficial, acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos.

Neste ano o DIA chega a sua nona edição no Brasil e décima primeira mundial. O Dia Internacional da Animação (www.diadanimacao.com.br) será realizado em centenas de cidades, em todos os estados do Brasil. É o maior evento simultâneo do gênero realizado no país, contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. Além das exibições da mostra oficial, acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos.

O DIA no estado de São Paulo é um projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, Programa Ação Cultural 2011 e no Brasil tem o patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 30 países no mundo.

Histórico do Evento
A partir da iniciativa da Associação Brasileira de Cinema de Animação, o Dia Internacional da Animação começou a ser realizado no Brasil em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo. À ocasião, a ABCA realizou uma exposição de Traquitanas de Animação antigas, um show de sombras e bonecos recriando as primeiras apresentações de animação no mundo e a exibição de “Planeta Terra”, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores de todo o Brasil. Já em 2005, a data foi comemorada com uma exibição simultânea em cinco capitais brasileiras, em 2006 chegou a 19 cidades, em 2007, 50 municípios brasileiros participaram do evento, abrangendo todas as regiões do país. No ano de 2008, contou com a participação de 150 cidades, conquistando todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. De 2009 a 2012 o evento passou a ser realizado em mais de 200 cidades brasileiras. O Dia Internacional da Animação é o resultado de um trabalho intenso de milhares de pessoas envolvidas na produção do evento nacionalmente. Fonte http://abca.org.br/dia/sobre/

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)