Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Carnaval de São Paulo 2013 Rosas de Ouro


Rosas de Ouro
Primeira noite: dia 8 de fevereiro de 2013 (sexta-feira)
Local: Sambódromo – Grupo Especial ANHEMBI
Horário:- 00h20
* Os horários são previsões da Liga das Escolas de Samba de SP e podem sofrer alterações dependendo da duração de cada desfile

2 - Rosas de Ouro
Samba-Enredo: “Os Condutores da Alegria, Numa Fantástica Viagem aos Reinos da Folia"

Você deve estar se perguntando: Mas quem são os Condutores da Alegria? Somos eu, você e todos os apaixonados pelo carnaval! São nossa comissão de frente, nossabaianas a girar, são nosso mestre-sala e sua porta bandeira, são os batuqueiros da bateria,são nossos destaques, são os harmonias, são os artistas do nosso barracão, são nossas costureiras, são nossos compositores, são nossos apaixonados componentes, são todos os que
trabalham e que se dedicam de coração para dar um show e brilhar na maior festa popular do mundo: o Carnaval ! 

Visitaremos inúmeras festas e veremos que cada uma delas é única e singular; mas, o que não falta em nenhuma delas são: a música, as cores e a alegria. A viagem vai começar! Os condutores da alegria vão botar o pé na estrada.

SINOPSE DO ENREDO

ABERTURA: A viagem vai começar
Dos cinco continentes chegam os Embaixadores das Folias Continentais anunciando que afesta vai começar.

Os Condutores da Alegria vão transportar a cultura dos povos para o palco desta festa, fazendo uma fantástica viagem aos Reinos da Folia. Magicamente vamos atravessar terra, céu e mar, para conhecer e nos divertir em algumas das mais incríveis festas populares do mundo.

Chegamos ao nosso primeiro destino. Estamos no Havaí, no Aloha Festival ( Oceania ), onde lindas mulheres nos dão as boas vindas com seus colares de flores. Faremos uma parada na terra dos tambores tribais, para render homenagens à terra onde surgiram as primeiras festas da humanidade e para conhecer a Festa dos Guerreiros Zulu, na África do Sul.

PRIMEIRO SETOR: As festas de um Velho Continente
Eis que estamos na Europa e os fogos de artifício anunciam que chegamos às Fallas de Valência na Espanha, onde arde o fogo das paixões. Uma laranja atinge nossa cabeça. Quem nunca atirou laranjas? Eu não! Mas, o Guille atira muitas, afinal, diz a tradição que ser atingido por uma laranja traz boa sorte. O Guille é o personagem principal do Carnaval de Binche na Bélgica. Chegou a hora de render homenagens à realeza, num dos desfiles de maior pompa e esplendor do mundo: a Trooping the Colour, na Inglaterra. Pelas ruas de Londres vê-se a relação de encantamento e orgulho que os ingleses tem por sua realeza. Vibram as cores ao som de uma incrível fanfarra que nos apresenta uma terra de um povo alegre que adora uma cerveja e que hoje está nas ruas fazendo uma festa tão bonita, alegre e grandiosa quanto sua nação: o Carnaval de Colônia, na Alemanha. Parece que voltamos no tempo! Há um clima de mistério e sedução no esplendoroso Carnaval de Veneza, onde os nobres se misturavam ao povo disfarçados com seus trajes e máscaras. Chegamos à Irlanda, é St Patricks Day, momento de celebrar em verde o orgulho nacional.

SEGUNDO SETOR: Nas Folias do Oriente
Saltamos para o oriente, onde um povo festeja suas tradições milenares. Estamos no Japão, num dos incríveis Matsuris, o Gion Matsuri momento de comemorar e celebrar a história e as tradições da cultura Japonesa. Não importa quão duros e ruins tenham sido os tempos, sobreviver é uma benção que deve ser sempre comemorada. Este é o espírito do festival de sorrisos, o Maskara Festival nas Filipinas. O brilho da luz das velas se faz presente! Estamos no Candle Festival na Tailândia, tempo de iluminar os caminhos. É tempo de planejar o amanhã! O vermelho e dourado inundam as ruas, as pessoas estão felizes e o Dragão traz a força para a humanidade na comemoração do Ano Novo na China.

TERCEIRO SETOR: A Alegria das Américas
Pé na tábua! Vamos do Oriente ao Ocidente! Muitas festas nos esperam neste alegre continente!

Soa alto o som alucinante dos sopros das bandas tocando Jazz e R&B, no Mardi Gras em NewOrleans ( USA), um carnaval animado que lota as ruas da cidade com pessoas mascaradas e lindas mulheres cheias de colares de contas. As ruas se enchem de diabinhos coloridos e engraçados, e nós ficamos endiablados, numa das festas mais animadas que acontece no Peru, a Diablada, encarando de frente o mal,transformando-o em alegoria. Impossível é ficar parado quando o ritmo quente soa, no Junkanoo das Bahamas. É hora de dançar neste grande palco onde se expande esse modo de ser Caribe. Mas, o que serão todas estas caveiras engraçadas? É a celebração do Dia do Mortos, no México! Um dia especial para transformar a tristeza em alegria.

QUARTO SETOR: Brasil, o grande Reino da Folia
Estamos de volta ao Brasil, a terra da alegria, a terra das festas!

Toca o fole o sanfoneiro nas alegres festas em homenagem a Santo António, São Pedro e São João que acontecem por todos os cantos deste país de proporções continentais. Chegou a hora de garantir a alegria com o Boi Garantido, e, caprichar na folia com o Boi Caprichoso na Festa do Boi Bumbá de Parintins, na Amazônia Uma noite de paz e harmonia enche de luz nossos corações, no Natal Luz de Gramado no Rio Grande do Sul. Vou vestir a fantasia, e, meu samba enredo no asfalto cantar, nos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. Terminaremos nossa viagem exaltando o povo desta terra que leva aos quatro cantos do mundo a sua arte, sua cultura e seu folclore, colorindo a vida com as Festas Brasileiras. Nesta louca e alucinante viagem pudemos perceber que o motor que move as festas, não é o dinheiro, nem é o poder… é o amor!

O amor por sua cultura, por sua terra, por suas crenças, por suas agremiações, pela vida! É o amor por nosso pavilhão que faz o encantamento e a magia acontecer.
Carnavalesco: Jorge Freitas
Pesquisa e Desenvolvimento de Enredo: Murilo Lobo
Produção artística: Darlan Alves

Enredo: "OS CONDUTORES DA ALEGRIA" Numa Fantástica Viagem aos Reinos da Folia.
Compositores: Armênio Poesia, Diego Poesia, Kadu, Wagner Rodrigues, Fredy Vianna e Cg
Interprete: Darlan

Por terra céu e mar
Vem viajar nessa magia
Quero celebrar as tradições
Me perder nos reinos da folia!
Uma dança enfeitiça o olhar
E o toque do tambor, os corações!
Em direção ao velho mundo
Arde um fogo mais profundo no amor e nas paixões
A realeza e os guardiões irão brindar
Lá em Veneza a sedução está no ar
É mais que um ideal, o orgulho nacional!

Vem, que a vida foi feita pra festejar
Sonhar com um amanhã que renascerá
Um festival de sorrisos
Iluminando os caminhos da cultura milenar!

Num som envolvente dancei ao seu lado a luz do luar
Em ritmo quente "tô endiablado" vou te conquistar
Como se o tempo voltasse e o vento soprasse a felicidade
Superando a tristeza, do refúgio da minha saudade!
Vou quando o fole tocar "garantir caprichar"
Em cada comemoração
Sou brasileiro, visto a paixão e a fantasia
A minha história é uma declaração
De amor ao grande dia!

Hoje a festa vai rolar
Quero sambar a noite inteira
Qual será o pavilhão que conduz meu coração?
É Roseira!

Assista o vídeo:

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)