Samba do Sino

A Roda surge da necessidade em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, trazendo à tona histórias que são cantadas através de sambas tradicionais de todo o território nacional, da velha guarda aos novos compositores, inclusive sambas autorais, pois o Samba Presente Não Esquece o Passado, deixando prevalecer o sotaque do samba paulista, do rural ao urbano. O Sino surge devido à dificuldade em encerrar o Samba às 22h, pois é realizado em bairro residencial. Surge a ideia de se utilizar um SINO para indicar o final do samba. Ai começaram a dizer: –“Vamos naquele samba, aquele que o cara toca o Sino...” Acaba-se adotando o nome SAMBA DO SINO, e assim se conveniou tocar o Sino para começar e para terminar o Samba, estabelecendo-se uma COMUNICAÇÃO ANCESTRAL pelo toque do Sino.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

João da Baiana introduziu o Pandeiro no Samba.

João Machado Guedes, Conhecido como João da Baiana, (Rio de Janeiro, 17 de maio de 1887 - Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 1974), foi hum Compositor popular, cantor, passista e instrumentista brasileiro.


Filho de Félix José Guedes e Perciliana Maria Constança, Era o Mais novo e único carioca de Uma Família baiana de 12 Irmãos. O Nome João da Baiana Veio fazer Fato de SUA Mãe Ser conhecida Como Baiana ".

Cresceu na Rua Senador Pompeu, no bairro da Cidade Nova, no Rio de Janeiro, Sendo amigo de infância de Donga e Heitor dos Prazeres.

QUANDO Criança freqüentou como rodas de samba e macumba that aconteciam clandestinamente Nos terreiros cariocas. Participou de blocos carnavalescos e E Tido Como o introdutor do pandeiro no samba. Teve POR Muito tempo hum Emprego Fixo NÃO Relacionado a música, Tendo recusado inclusive, em 1922, viajar com Pixinguinha e Os Oito Batutas Pará NÃO Perder o posto de fiscal da Marinha. A Partir de 1923 Passou a compor eA gravar em Programas de Rádio e em 1928 foi contratado Como ritmista.

Além do pandeiros, era Especialidade SUA o prato e faca, populares NAS Gravações da Época.

Algumas de SUAS composições da Época fóruns "Pelo Amor da Mulata", "Mulher Cruel", "Pedindo Vingança" e "O Futuro E UMA Caveira".

Integrou Alguns dos pioneiros Grupos Profissionais de samba, Entre they o Conjunto dos Moles, Grupo do Louro, Grupo da Velha Guarda e Diabos do Céu.

Participou da famosa gravação Organizada POR Heitor Villa-Lobos a bordo do Navio "Uruguai" em 1940, o Pará disco "Native Brazilian Music", do maestro Leopold Stokowski, com SUA música "Ke-ke-re-ke".

Na Década de 1950 voltou a se apresentar nsa espectáculos fazer Grupo da Velha Guarda Organizados POR Almirante, e continuou compondo Até um Década de 1970.

Em 1968 gravou com Pixinguinha e Clementina de Jesus o histórico LP "Gente da Antiga", Produzido por Hermínio Bello de Carvalho, Onde lançou, Entre Otras, como ancestrais "Cabide de Molambo" e "Batuque na Cozinha", regravada DEPOIS POR Martinho da Vila.


Hoje em dia, Alguns pertences do músico integram o acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (www.mis.rj.gov.br). Entre ELES ESTÁ o prato e faca de João da Baiana (Coleção Almirante), Instrumento Que o consagrou.

Tia Ciata - "A Mãe do Samba"

"TIA CIATA", MÃE DO SAMBA...

" O samba é o mais belo documento da vida e da alma do povo brasileiro". (Rosane Volpatto-extraído do Texto SAMBA, SABOR DO BRASIL) Um grande abraço ao nosso patrono PAULINHO DA VIOLA. (Veja mais na página História do Samba)
-------x-------

Pelo Fim da Ordem dos Músicos do Brasil !

Abaixo-Assinado Eletrônico pelo direito ao livre exercício da profissão de músico:

Participe você também, leia matérias neste blog.

Para assinar eletrônicamente:

http://www.carlosgiannazi.com.br/fale_conosco/abaixo-assinado-omb.htm

Paulinho da Viola- Entrevistado pelo programa Memória do Rádio

PAULINHO DA VIOLA - O Nosso Patrono

O Verso "Quando penso no futuro não esqueço meu passado" é creditado por Paulinho da Viola, em "Meu tempo é hoje", como sintese de sua obra, de sua vida. Recolhido de sua "Dança da Solidão"(72). (Pedro Alexandre Sanches - Folh aOn Line - 11/04/2003)

"Eu não costumo brigar com o tempo" afirma Paulinho da Viola (em 09/12/2004 - Folha On line)

"A música de Paulinho da Viola representa um universo particular dentro da cultura brasileira. Experimentá-la é reconhecer que a identidade cultural brasileira não é única, há sempre algo mais." (extraído do site de Paulinho da Viola)

A Obra de Paulinho da Viola já foi tema de livros, trabalhos acadêmicos, gravações e documentário. Em fase de finalizações, se encontra um Documentário realizado pela VideoFilmes com direção de Isabel Jaguaribe e roteiro de Zuenir Ventura. (Confira mais na página - PAULINHO DA VIOLA - Vídeos e muito mais)

-------x-------

AGENDA CULTURAL DA PERIFERIA

A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve a apóia projetos voltados para a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. Mantém em sua sede o espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. Vale a pena acessar : http://www.acaoeducativa.org.br/

Confira As Comunidades de SAMBA divulgadas.
-------x-------

Samba do Sino comemora primeiro ano na noite de 15/12/2009 com história do samba

O Movimento Cultural Samba do Sino comemerou 01 ano de vida no último dia 15/12/2009, e presenteia os moradores da cidade com histórias que contam a evolução do samba no Brasil. A proposta nasceu com a idéia de resgatar esse pedaço da cultura popular. (Vanessa Coelho - Guarulhos Web 15/12/2009)